Ouvindo...

Tiradentes: 21 de abril é feriado ou ponto facultativo?

Instituído pela Lei n° 10.607/2002, data homenageia Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira

Mártir da Incofidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier foi morto depois da Coroa Portuguesa descobrir os planos do movimento

O Dia de Tiradentes é celebrado nesta segunda-feira (21). A data acontece em menção a Joaquim José da Silva Xavier, intitulado Tiradentes e também mártir da Inconfidência Mineira.

A data é feriado nacional no Brasil, instituído pela Lei n° 10.607/2002. Assim, órgãos da administração pública ficam fechados no dia e grande parte dos trabalhadores ganham um dia de folga.

Leia também

Solenidades em todo o país, com desfiles, homenagens e eventos culturais que relembram a figura histórica de Tiradentes marcam a data. O mártir é lembrado por seu papel no movimento pela independência do Brasil.

Leia também:

Tiradentes é apontado como o maior líder da Inconfidência Mineira. O movimento buscava a independência de Minas Gerais do domínio português no fim do século XVIII. Quando as ideias foram descobertas pela Coroa portuguesa, o líder foi condenado e morto por enforcamento.

Como consequência, a figura Tiradentes foi eternizada pela história e o líder é considerado um símbolo da luta pela liberdade.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas