Ouvindo...

PBH e governo de MG fecham acordo para construção do Hospital Padre Eustáquio

Novo complexo de saúde terá 420 leitos e capacidade para realizar 30 mil atendimentos por ano

Hospital Padre Eustáquio deve ter as obras concluídas em 2028

A construção do Complexo de Saúde Padre Eustáquio foi acertada em encontro que aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), na sede do Executivo Municipal, entre representantes da Prefeitura de BH e o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti.

A nova unidade será na região do bairro Gameleira e terá capacidade para atender 30 mil internações por ano. A obra deve ser concluída em um prazo de dois anos e meio.

A construção do hospital será custeada por meio de uma parceria público-privada envolvendo Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG) e a Prefeitura de Belo Horizonte. O Complexo vai ocupar o terreno onde era o Hospital Galba Veloso e um novo pedaço de terra, que será cedido pela PBH.

O novo hospital será construído próximo ao Centro de Exposições Expominas e também da linha 1 do Metrô e da linha 2 do Metrô de BH, que está em construção.

Leia também

Investimento de R$ 2 bilhões

A novo espaço contará com mais 420 leitos e terá a capacidade de executar mais de 200 mil consultas especializadas por ano.

“Agenda muito importante hoje para tratar do novo hospital em BH, o Hospital Padre Eustáquio. Um modelo de PPP, com investimento de mais de R$ 2 bilhões do governo de MG, e que juntaremos quatro hospitais que hoje estão em prédios muito antigos: Maternidade Odete Valadares, Alberto Cavalcanti, Eduardo de Menezes e João Paulo II. Estamos falando de prédios de mais de 60 anos ou 70 anos, que não são feitos para serem hospitais”, explicou Bacheretti.

“Estamos falando agora do hospital mais moderno do país. Esse hospital, com mais de 400 leitos, já está preparado para pandemia. Temos que lembrar o que vivemos anos atrás. Esse hospital consegue dobrar o número de leitos. Um hospital do SUS com mais de 170 apartamentos, o que demonstra a humanização do tratamento”, afirmou o secretário.

Próximos passos

Segundo o secretário de Estado, o projeto já está avançado e parte dos recursos já estão no caixa do governo de MG. A previsão é que o edital para a licitação seja lançado ao final deste mês e que no meio do ano seja feito um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, para a disputa entre as empresas interessadas na parceria.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, afirmou que a Prefeitura de BH vai se mobilizar integralmente para conseguir as liberações necessárias para o avanço do projeto. Ele avalia que a obra pode ser concluída ao final de 2027 ou em meados de 2028.

“Parabenizamos o governo do Estado, que trouxe esse panorama para termos um hospital novo, com instalações modernas, laboratórios centralizados, que vão ajudar os usuários do SUS de Belo Horizonte. Nós compartilhamos algumas preocupações do ponto de vista assistencial, que já estão sendo esclarecidas, e estamos ansiosos para termos esse novo hospital em nossa cidade”, afirmou o secretário.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.