Ouvindo...

Metrô BH: obras da linha 2 podem ser concluídas antes do previsto, diz Governo de MG

A linha deve ligar as regiões Barreiro e Oeste; novos trens foram adquiridos para 2027

Obras da linha 2 do metrô devem acabar em 2027

O vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões do Novo, afirmou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20), que a obra da linha 2 do Metrô que vai ligar as regiões Oeste e Barreiro, deve ficar pronta antes do prazo. Os novos trens foram adquiridos para 2027.

A construção no Barreiro está avançando: “A previsão da linha 2 começar a funcionar é 2028. A gente quer antecipar esse prazo porque esta estação vai estar pronta no final deste ano ou no início do próximo. A estação Eldorado, talvez, esteja pronta no final de 2026 ou no início de 2027”, disse o vice-governador. Contudo, não há uma data para a estreia da linha.

O novo traçado, que vai interligar a atual linha 1 até o Barreiro, terá 10,5 quilômetros e vai contar com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

Nove das 19 estações estão com obras iniciadas e outras nove estão em fase de remodelação, com início programado para breve. “Nas próximas semanas”, afirmou.

De acordo com ele, os novos trens foram adquiridos para 2027 e prometem agilidade, conforto e segurança. “São trens que vão trazer mais agilidade para o sistema e isso demanda que os sistemas sejam renovados”.

Impasse

Simões também comentou a polêmica sobre a ocupação da obra por parte das 300 famílias: “Conseguimos sair da reunião ontem (19), trazendo para a mesa do Ministério Público, todos envolvidos. (…) Para nós, o essencial é não atrasar, nem impedir que 300 mil famílias que moram na região do entorno da linha deixem de ser atendidas por conta desse impasse”, disse.

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (19), na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira.

As famílias reivindicam melhores condições para deixarem suas casas e pedem uma indenização maior do que a de R$ 10 mil, proposta pela empresa. O resultado foi o agendamento de uma nova reunião.

Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.