O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para desobstruir o intestino neste domingo (13) e, conforme o médico da equipe, Leandro Echenique, será “uma cirurgia aberta, que vai corrigir a parte da obstrução das alças intestinais. Vai tirar a tela que ele tem, recolocar. Então, é uma cirurgia bem extensa. Veja bem, é um abdômen que já foi muito manipulado, desde 2018, quando ocorreu a facada”, diz o médico de Jair, Leandro.
Vale lembrar que Bolsonaro foi transferido na noite desse sábado (12) para o Hospital DF Star, em Brasília. Após uma reavaliação clínico-cirúrgica, ele foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas, conforme o Boletim Médico (BO).
“As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”.
Bolsonaro precisou ser hospitalizado na última sexta-feira (11) às pressas durante uma visita ao Rio Grande do Norte, onde faria uma série de agendas por cidades do estado ao longo do dia.
O que é obstrução intestinal?
Obstrução intestinal está relacionado ao bloqueio de parte do intestino delgado ou do intestino grosso. A obstrução impede a passagem de alimentos e enzimas digestivas que, ao longo dos intestinos, estão envolvidos em uma série de processos para extrair nutrientes e que irá descartar aquilo que não será aproveitado pelo corpo, formando as fezes.
O que causa a obstrução intestinal?
O entupimento intestinal pode ser provocada por diversos fatores, como doenças inflamatórias, tumores e até mesmo alimentos secos e duros - como jabuticaba, por exemplo.
No caso específico de Bolsonaro, o quadro está possivelmente ligado às várias cirurgias no qual ele precisou passar após sofrer a facada em 2018.
Conforme o médico Lúcio Lucas, chefe do centro cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, algumas operações no abdômen pode resultar na perda da movimentação do intestino.
“Para funcionar a contento, o tubo digestivo se mexe constantemente. E essa mobilidade pode ser prejudicada pela formação do processo cicatricial após os procedimentos cirúrgicos”, disse ele a BBC Brasil.
Quais os sintomas da obstrução intestinal?
Os principais sintomas de obstrução intestinal são:
- Dor abdominal em cólica que piora com o tempo;
- Dificuldade para evacuar ou eliminar gases;
- Inchaço na barriga;
- Náuseas e vômitos.
- Perda do apetite.
Vale lembrar que a intensidade dos sintomas varia segundo a causa e a gravidade da obstrução, podendo ainda surgir febre caso ocorra ruptura do intestino.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para a obstrução intestinal varia de acordo com a localização e a gravidade dos sintomas e deve ser sempre feito no hospital, para evitar o surgimento de complicações, que podem ser agravados caso se tente utilizar laxantes em casa, por exemplo.