Ouvindo...

Grupo quer mudar nome de praça no Santa Tereza para homenagear Clube da Esquina

Manifesto pedindo a mudança de nome foi entregue à Câmara Municipal de BH

A praça Duque de Caxias é um dos símbolos do bairro Santa Tereza.

O Coletivo Alvorada, juntamente com moradores do bairro Santa Tereza e das regiões ao redor, levaram à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) um manifesto pedindo que a Praça Duque de Caxias fosse renomeada como Praça Clube da Esquina, para homenagear o movimento musical e cultural que surgiu na vida boêmia da capital mineira.

Leia também

O grupo justifica a mudança alegando que o nome atual da praça, que é um dos símbolos do bairro, não refletem a identidade cultural e boêmia do local.

Eles argumentam que enquanto Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi um militar nascido no Rio de Janeiro, o movimento Clube da Esquina nasceu em Belo Horizonte e, especificadamente, no Santa Tereza.

Na Câmara, a pauta ganhou apoio do vereador Bruno Pedralva (PT) que afirmou que irá protocolar um projeto de lei pedindo não só a renomeação da praça, mas também a revitalização do espaço criando o Circuito Cultural Santa Tereza.

Entre as mudanças, propostas pelo Coletivo, além da mudança no nome, estão também:

  • Criação de um corredor das artes e uma calçada da fama.
  • Instalação de um “arco” de boas-vindas entre a rua Hermilo Alves e a avenida do Contorno.
  • Substituição dos fios que ficam visíveis nos postes por fios subterrâneos.

O que foi o Clube da Esquina?

O Clube da Esquina é um movimento musical que surgiu nas ruas do Santa Tereza em Belo Horizonte no final dos anos 60 e início dos anos 90. Artistas como Milton Nascimento, Lô Borges e Toninho Horta são apenas algum dos representantes deste grupo que marcou a música brasileira.

Entre as canções que são símbolos do movimento estão clássicos da MPB como “Cais”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” e “O Trem Azul”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.