Ouvindo...

Haddad viaja à França em abril com foco em fortalecer relação com a Europa

Ministro participará de conferência em universidade e terá agenda bilateral com o ministro francês de Economia e Finanças

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (esq.), e o presidente da França, Emmanuel Macron (dir.)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajará a Paris, na França, onde participará, nos dias 31 de março e 1º de abril, de uma conferência sobre os 10 anos do Acordo Climático de Paris e de reuniões com autoridades e empresários franceses.

A ida de Haddad à França servirá como uma preparação para a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará ao país em junho.

O contexto de mudanças na política externa, como a volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, também tem sido visto como uma oportunidade de “diálogo mais estratégico” com a Europa.

Em Paris, Haddad participará da conferência “10 anos após o Acordo de Paris - Governar na era climática”, no Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais conhecido como Sciences Po.

O evento será mediado pelo filósofo e professor Pierre Charbonnier e pela economista Laurence Tubiana, que atuou como negociadora-chefe do Acordo de Paris, em 2015. Depois, o ministro terá um jantar em sua homenagem na instituição.

No dia seguinte, Haddad fará uma reunião bilateral com o ministro da Economia e das Finanças da França, Éric Lombard, seguido por um almoço com empresários e franceses.

O último compromisso do ministro é a cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França, onde serão debatidos temas como reformas econômicas recentes nos dois países, a cooperação em temas multilaterais e a transformação ecológica e sustentabilidade financeira.

Pauta prioritária da diplomacia brasileira nos últimos anos, o acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia não estará no foco das discussões, mas pode ser abordado por Haddad durante a viagem.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.