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‘Medida adequada’, diz setor de açúcar sobre isenção de taxas de importação

A declaração foi dada nesta quinta-feira (6) pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA), Evandro Gussi, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto

Alimentos podem encarecer com reforma tributária

A decisão do Governo Federal de zerar o imposto de importação de 11 produtos, incluindo carnes, massas, café e açúcar, agradou as empresas do setores beneficiados.

A avaliação foi revelada nesta sexta-feira (6) pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA), Evandro Gussi, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

“Não consigo falar por todos os setores, mas o que vejo com muita clareza é que todos esses setores viram com bons olhos o aumento da competitividade desses produtos, em um esforço conjunto de baratear o preço dos alimentos em um momento em que o mundo inteiro tem a inflação de alimentos. No Brasil, a gente está tendo, aqui, um esforço público e privado para que possa reduzir o preço desses alimentos ao consumidor”, declarou ele.

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Ainda em seu discurso, Evandro Gussi classificou a decisão do Governo Federal como “natural e adequada”.

“Vimos como uma medida natural e adequada que a gente zere a tarifa de importação do açúcar. A gente ainda não consegue traduzir esses números, é preciso observar o comportamento do mercado. É o momento de união entre o setor público e privado para que a gente tenha mais competitividade no Brasil, cujo beneficiado, ao final, será o consumidor que poderá contar com preços melhores na gôndola dos supermercados.

Gussi destacou ainda que houve redução de 10% no preço do açúcar no último mês. Ele acredita que a tendência de queda no preço do produto deve se manter nos próximos meses.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.