Ouvindo...

Lula divulga vídeo com Galípolo e diz que ‘jamais haverá interferência’ no Banco Central

Atual diretor de Política Monetária, o economista assumirá a presidência da instituição em 2025

O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo (esq.), e o presidente Lula (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo, nesta sexta-feira (20), em que aparece ao lado do futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e promete não interferir na gestão do economista à frente da instituição.

“Por isso que quero te desejar boa sorte, que Deus te abençoe. Eu quero que você saiba que jamais, jamais haverá da parte da presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central”, disse Lula e Galípolo.

Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) também aparecem na imagem. Eles participaram na tarde de hoje de uma confraternização do presidente com sua equipe ministerial no Palácio da Alvorada.

Leia também

Atual diretor de Política Monetária do BC, Galípolo assumirá a presidência da autarquia em 2025, substituindo Roberto Campos Neto, que encerra seu mandato em 31 de dezembro.

Segundo Lula, o economista será o “presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve” e disse seguir convicto da necessidade da estabilidade econômica para o país.

“E eu queria dizer para o Galípolo que seguimos mais convictos do que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas”, disse o presidente.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.