Ouvindo...

Jair Bolsonaro se manifesta sobre prisão de Braga Netto

Ex-presidente fez postagem na rede social X questionando obstrução de justiça

O ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou sobre a prisão de seu ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice-presidente Walter Braga Netto.

Bolsonaro questionou a tese de obstrução que levou à prisão do general, que é suspeito de tentar obter dados da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

“Há mais de 10 dias, o ‘inquérito’ foi concluído pela PF, indiciando 37 pessoas e encaminhado ao MP [Ministério Público]. Como alguém, hoje, pode ser preso por obstruir investigações já concluídas?”, questionou Bolsonaro nas contas oficiais na internet.

Leia também

Contexto

Em depoimento no dia 5 de fevereiro de 2024, Mauro Cid confirmou que Braga Netto e “outros intermediários” procuraram seu pai, o general Mauro Lourena Cid, por telefone, para saber detalhes da sua colaboração premiada firmada com a PF.

Braga Netto, que foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro, também é suspeito de ser um dos articuladores de um plano para golpe de Estado após o resultado da eleição presidencial de 2022.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a prisão preventiva do ex-ministro. Segundo a PGR, a atitude é necessária para evitar qualquer tipo de interferência nas apurações do caso.

A defesa do general nega qualquer tipo obstrução às investigações.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.