Ouvindo...

Projeto da reforma administrativa proposta por Fuad avança na Câmara de BH

O PL, de autoria do prefeito Fuad Noman (PSD), que prevê a criação de quatro novas secretárias, foi aprovado na Comissão de Legislação e Justiça da CMBH

Grades já estão sendo retiradas da CMBH

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de BH (CMBH) aprovou, em sessão na tarde desta terça-feira (19), o projeto de lei (PL) 1014/2024 que prevê uma reforma administrativa na estrutura do Poder Executivo municipal.

O PL, de autoria do prefeito Fuad Noman (PSD), foi aprovado em primeiro turno em Plenário na última quarta-feira (13), e institui a criação de quatro novas secretárias, além de novos cargos na prefeitura.

O parecer do relator Jorge Santos (Republicanos) considerou 18 das 108 emendas apresentadas pelos vereadores como inconstitucionais. Quatro vereadores votaram a favor do parecer e a vereadora Fernanda Altoé (Novo) foi contrária.

Leia também

A lista de acréscimos ao texto original há, por exemplo, mecanismos que garantam que o responsável pela gerência de bibliotecas na Secretaria Municipal de Educação seja bacharel biblioteconomia.

Porém, ainda faltam algumas etapas de votação na Câmara para que a proposta entre em vigor. O PL deve passar por três comissões temáticas antes de retornar ao Plenário: Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, Comissão de Administração Pública e Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

PL 1014/2024

O projeto chegou à CMBH no dia 30 do mês passado e foi aprovado em primeiro turno na CMBH na última quarta-feira (13). O PL pretende criar secretarias, conselhos, fundos financeiros e aglutinação de subsecretarias.

O texto também prevê uma nova administração regional focada apenas no hipercentro da cidade, dividindo, portanto, a regional Centro-Sul.

Um dos artigos revela a intenção de criar a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que até então não tinha pasta específica, mas era assumida pela BHTrans e pela Superintendência de Mobilidade do Município (SUMOB).

Uma subsecretaria da Secretaria de Assistência Social, agora se torna uma nova pasta com a criação da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, além de alguns caixas específicos para políticas públicas como o Fundo Municipal do Idoso, Fundo Municipal de Turismo e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.