Nesta terça-feira (12), o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) convocou manifestações em várias cidades do Brasil, incluindo Belo Horizonte, pelo fim da escala 6x1, PEC proposta pela deputada federal Érika Hilton (PSOL).
Nas redes sociais, parlamentares mineiras como as vereadoras Juhlia Santos (PSOL), Iza Lourença (PSOL), Cida Falabella (PSOL) e as deputadas Célia Xakriabá (PSOL) e Bella Gonçalves (PSOL) também chamaram para o ato que acontece na sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República.
A concentração será na Praça Sete de Setembro, região Central de BH, às 9h.
O movimento VAT, fundado pelo vereador eleito no Rio de Janeiro Rick Azevedo (PSOL), irá ter atos nacionais no mesmo dia em outra seis capitais:
- Rio de Janeiro – Câmara Municipal (Cinelândia), às 10h;
- São Paulo – Av. Paulista com Brigadeiro, às 9h;
- Fortaleza – Praça do Ferreira, às 10h;
- Brasília – Rodoviária do Plano Piloto, às 9h;
- Vitória – Assembleia Legislativa do ES (ALES), às 14h;
- Porto Alegre – Usina do Gasômetro, às 15h.
Entenda a PEC
A ideia da proposta de Ementa à Constituição (PEC) é alterar a atual escala de seis dias de trabalho por um de folga (6x1) para quatro dias de trabalho e três de descanso (4x3).
De acordo com a proposta, a nova jornada consistiria em quatro dias de trabalho na semana, com oito horas diárias, totalizando 36 horas semanais. Um ponto crucial da PEC é que essa redução na carga horária não implicaria em diminuição salarial para os trabalhadores.
Nas redes sociais, parlamentares se dividem entre apoiar ou não a proposta. O senador Cleitinho (Republicanos), por exemplo, demonstrou apoio à PEC, enquanto o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) disse que não concorda com a ideia.
Para que o texto seja protocolado na Mesa Diretora da Câmara são necessárias 171 assinaturas.