Ouvindo...

Lula conversa com presidente da África do Sul sobre a guerra na Ucrânia e transição no G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na presidência rotativa do G20, bloco que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana

Presidente Lula elogiou a diversidade da turma de novos diplomatas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (4) com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois trataram de diversos temas, incluindo a transição no comando do G20.

Na cúpula de Chefes de Estado do G20, que ocorrerá entre 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, o Brasil passará a presidência do bloco para a África do Sul.

Ainda conforme informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula lamentou que os dois presidentes não puderam se encontrar na reunião do BRICS em Kazan, na Rússia, e reiterou interesse no encontro bilateral durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

Leia também

Lula reforçou a Ramaphosa o convite para o café da manhã do IBAS (grupo de diálogo que inclui África do Sul, Brasil e Índia), previsto para o dia 19, no Rio de Janeiro.

O presidente Lula agradeceu a colaboração e o apoio da África do Sul à proposta de paz elaborada por Brasil e China para o conflito entre Ucrânia e Rússia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.