O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez o primeiro voo de repatriação de brasileiros que estão na zona de conflito no Líbano chegou ao Brasil neste domingo. O KC-30 pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Essa é a primeira chegada da operação Raízes do Cedro, que decolou na tarde deste sábado de Beirute. A aeronave partiu às 13h18 da capital libanesa, com 229 passageiros a bordo, incluindo dez crianças de colo e três animais de estimação. O avião parou em Lisboa, Portugal, para abastecer e, depois, seguiu para São Paulo.
Leia mais:
Segundo voo de repatriação dependerá de questões de segurança no Líbano ‘Chamam o Brasil de terra abençoada’, afirma presidente de Fundação Libanesa sobre voo com repatriados
O Itamaraty recebeu cerca de 3 mil pedidos de brasileiros que desejam sair do Líbano, devido à escalada dos conflitos entre Israel e o grupo armado Hezbollah.
O governo orienta os brasileiros que estão no Líbano, e que dispõem de recursos para deixar o país por meio do Aeroporto de Beirute, que segue operando voos internacionais.