Ouvindo...

X, de Elon Musk, cumpre ordem de Moraes e indica representante no Brasil

Desbloqueio de rede social pode ser analisada pelo ministro do STF. Plataforma nomeou advogada

Moraes impôs multa diária de R$ 5 milhões às empresas X e Starlink

A rede social X, do bilionário Elon Musk, confirmou a indicação do novo representante legal da plataforma no Brasil. Trata-se do cumprimento de uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A empresa nomeou como representante legal a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. Desde que voltou a funcionar no Brasil por meio de um artifício via Cloudflare, a empresa também bloqueou perfis a mando de Moraes.

O cumprimento das decisões pode abrir o caminho para o desbloqueio da rede social no Brasil, que está suspensa desde o fim de agosto.

Na quinta-feira (19), Moraes determinou que os advogados que se apresentaram como representantes do X ao tribunal comprovassem em 24 horas que a empresa de Elon Musk, de fato, possui uma representação legal no país.

Leia também

Na petição encaminhada ao gabinete de Moraes, os advogados Andre Zonaro Giaccheta e Sérgio Rosenthal alegaram ser os representantes da companhia. A manifestação foi encaminhada ao tribunal no mesmo dia em que Moraes impôs multa diária de R$ 5 milhões às empresas X e Starlink.

A plataforma foi multada por não tirar do ar conteúdos de investigados e pela retirada dos representantes legais do Brasil, o que levou à suspensão do funcionamento do antigo Twitter no país.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.