Ouvindo...

X, de Elon Musk, cumpre ordem de Moraes e indica representante no Brasil

Desbloqueio de rede social pode ser analisada pelo ministro do STF. Plataforma nomeou advogada

Moraes impôs multa diária de R$ 5 milhões às empresas X e Starlink

A rede social X, do bilionário Elon Musk, confirmou a indicação do novo representante legal da plataforma no Brasil. Trata-se do cumprimento de uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A empresa nomeou como representante legal a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. Desde que voltou a funcionar no Brasil por meio de um artifício via Cloudflare, a empresa também bloqueou perfis a mando de Moraes.

O cumprimento das decisões pode abrir o caminho para o desbloqueio da rede social no Brasil, que está suspensa desde o fim de agosto.

Na quinta-feira (19), Moraes determinou que os advogados que se apresentaram como representantes do X ao tribunal comprovassem em 24 horas que a empresa de Elon Musk, de fato, possui uma representação legal no país.

Leia também

Na petição encaminhada ao gabinete de Moraes, os advogados Andre Zonaro Giaccheta e Sérgio Rosenthal alegaram ser os representantes da companhia. A manifestação foi encaminhada ao tribunal no mesmo dia em que Moraes impôs multa diária de R$ 5 milhões às empresas X e Starlink.

A plataforma foi multada por não tirar do ar conteúdos de investigados e pela retirada dos representantes legais do Brasil, o que levou à suspensão do funcionamento do antigo Twitter no país.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.