Em cerimônia realizada no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, o governo estadual e a concessionária Metrô BH anunciaram o início das obras que
As obras do metrô vão custar R$ 3,2 bilhões: R$2,8 bilhões serão financiados pelo Governo Lula e outros R$ 400 milhões pelo Governo de Romeu Zema (Novo).
“O metrô de BH foi prometido por diversos governos no passado. Alguns chegaram a anunciar. Mas nunca saiu do papel. Agora estamos vendo o início das obras. Essa obra vai levar de 2 a 4 anos para ser entregue, mas o importante é que seja entregue”, disse Zema durante a cerimônia, que aconteceu no local onde será construída a estação Amazonas.
“Nós vamos mudar a mobilidade em BH. Em breve daremos início a ordem de serviço do Rodoanel, provavelmente em meados do ano que vem. Essas duas obras vão mudar a mobilidade na região metropolitana de BH, retirando veículos e caminhões do corredor da avenida Amazonas e do Anel Rodoviário”, afirmou Zema.
O novo traçado, que vai conectar a Linha 1 até a região do Barreiro, terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Serão 10,5 km de via permanente.
A expectativa é de, pelo menos, as estações Nova Suíça e Amazonas fiquem prontas até 2026. A operação plena da Linha 2 fica prevista para 2028.
O governo de Minas Gerais informou que pretende que o metrô passe a transportar uma média diária de 213 mil passageiros, sendo 151 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.
Do lado de fora do evento,
Confira a nota da Metrô BH:
“Concessionária informa que ainda não está na fase da desocupação das benfeitorias construídas irregularmente na faixa de domínio da ferrovia. Já foi realizado o mapeamento da área, a selagem das casas e o perfil socioeconômico das famílias foi traçado, após entrevistas com os moradores. O Metrô BH mantém reuniões periódicas com os moradores e, nesses encontros, são repassadas informações sobre o andamento do processo. Dois pontos de atendimento social com agendamento prévio também foram instalados próximos às principais áreas que serão desocupadas. Além disso, a equipe da Concessionária continua realizando visitas aos trechos onde há ocupação irregular da faixa de domínio. Contatos da área de Responsabilidade Social do Metrô BH também foram repassados aos moradores, para atendimento direto, com o objetivo de estreitar a comunicação com a população e manter o diálogo aberto. Sobre as negociações com os titulares de benfeitorias construídas irregularmente na faixa de domínio, a Concessionária informa que elas acontecerão de acordo com o andamento da implantação da linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte”.