Ouvindo...

Famílias atingidas pela expansão do metrô protestam contra início das obras: ‘Queremos soluções’

O lançamento do início das obras aconteceu hoje (16) em BH com a presença de Zema (Novo); Moradores ficaram do lado de fora e levaram cartazes com reivindicações

Com faixas e cartazes, os moradores pela expansão cobram um posicionamento do governo estadual e da Metrô BH

Em meio ao anúncio do início das obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte, as famílias afetadas pelas ampliações protestaram do lado de fora da cerimônia que acontece no bairro Gameleira, região Oeste da capital mineira.

Para a reportagem da Itatiaia, Poliane Cristina Furtado, representante dos moradores atingidos pelas obras, disse que o plano de reacentamento não foi divulgado para as famílias. “Embora a gente tenha recorrido várias vezes ao governo, à prefeitura, ao metrô, uma resposta para as famílias, todas as vezes que vamos tentar, a gente volta sem a resposta. Uma empresa que está inaugurando uma obra desse porte e as famílias que serão atingidas estão sem resposta. Toda vez que tem uma reunião, acontece alguma coisa, eles falam que não tem o cronograma, que não tem o plano de reacentamento” afirmou.

Leia também

A informação divulgada pela empresa responsável pela concessão do metrô no ano passado indicava que 250 imóveis seriam desocupados. Em nota para a imprensa, a Metrô BH chegou a dizer que as famílias haviam construído as casas de forma irregular em uma área do Poder Público.

De acordo com a representante, o valor proposto inicialmente para que os moradores saíssem dos imóveis, no valor de R$ 40 mil, é ineficiente. “Esse plano que eles estão fazendo com as famílias é desumano. Como que, hoje em dia, a gente consegue comprar uma casa com um valor de R$ 40 mil? Isso é impossível”, afirmou.

Ela ainda reivindicou a participação dos moradores afetados nas conversas oficiais. Segundo Poliane, o grupo sequer é convidado para participar de reuniões e cerimônias, como a que aconteceu hoje (16) no bairro Gameleira.

Previsão de entrega das obras

A previsão é que a linhas Nova Suíça e Amazonas fiquem prontas em 2026. A operação plena da Linha 2 fica prevista para 2028.

Posicionamento da Metrô BH

A Itatiaia procurou a empresa, mas ainda não teve retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.