Ouvindo...

Famílias atingidas pela expansão do metrô protestam contra início das obras: ‘Queremos soluções’

O lançamento do início das obras aconteceu hoje (16) em BH com a presença de Zema (Novo); Moradores ficaram do lado de fora e levaram cartazes com reivindicações

Com faixas e cartazes, os moradores pela expansão cobram um posicionamento do governo estadual e da Metrô BH

Em meio ao anúncio do início das obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte, as famílias afetadas pelas ampliações protestaram do lado de fora da cerimônia que acontece no bairro Gameleira, região Oeste da capital mineira.

Para a reportagem da Itatiaia, Poliane Cristina Furtado, representante dos moradores atingidos pelas obras, disse que o plano de reacentamento não foi divulgado para as famílias. “Embora a gente tenha recorrido várias vezes ao governo, à prefeitura, ao metrô, uma resposta para as famílias, todas as vezes que vamos tentar, a gente volta sem a resposta. Uma empresa que está inaugurando uma obra desse porte e as famílias que serão atingidas estão sem resposta. Toda vez que tem uma reunião, acontece alguma coisa, eles falam que não tem o cronograma, que não tem o plano de reacentamento” afirmou.

Leia também

A informação divulgada pela empresa responsável pela concessão do metrô no ano passado indicava que 250 imóveis seriam desocupados. Em nota para a imprensa, a Metrô BH chegou a dizer que as famílias haviam construído as casas de forma irregular em uma área do Poder Público.

De acordo com a representante, o valor proposto inicialmente para que os moradores saíssem dos imóveis, no valor de R$ 40 mil, é ineficiente. “Esse plano que eles estão fazendo com as famílias é desumano. Como que, hoje em dia, a gente consegue comprar uma casa com um valor de R$ 40 mil? Isso é impossível”, afirmou.

Ela ainda reivindicou a participação dos moradores afetados nas conversas oficiais. Segundo Poliane, o grupo sequer é convidado para participar de reuniões e cerimônias, como a que aconteceu hoje (16) no bairro Gameleira.

As famílias realmente atingidas não têm nem o direito, nem teve o convite de poder participar e somos os mais prejudicados, né? Já relembrando também, para toda a população de Belo Horizonte, a gente, morador, não é contra a passagem do metrô, só queremos que sejamos realocados, reassentados dignamente.
Poliane Cristina Furtado, representante dos moradores atingidos.

Previsão de entrega das obras

A previsão é que a linhas Nova Suíça e Amazonas fiquem prontas em 2026. A operação plena da Linha 2 fica prevista para 2028.

Posicionamento da Metrô BH

A Itatiaia procurou a empresa, mas ainda não teve retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.