Ouvindo...

Moraes intima Elon Musk, sob ameaça de suspender atividades do ‘X’ no Brasil

Mandado foi compartilhado na conta oficial do STF na rede social

Elon Musk disparou contra decisões do ministro Alexandre de Moraes sobre a rede social X

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o empresário Elon Musk a confirmar a indicação do novo representante legal do “X”, antigo Twitter, no Brasil. O ministro chama a atenção que uma decisão do dia 18 de agosto não foi cumprida dentro do prazo estipulado (24 horas). Se Elon Musk mantiver o silêncio, Moraes ameaça suspender as atividades da rede social no país.

A intimação, que está em um processo sob sigilo, foi compartilhada no perfil oficial do STF na própria rede social. A advogada do “X” também foi intimada a apresentar as informações.

Em caso de descumprimento da determinação, a decisão prevê a suspensão das atividades da rede social no Brasil.

Leia também

Elon Musk é investigado no inquérito que apura condutas de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

Em reunião com funcionários da empresa em 17 de agosto, foi comunicado o fim da operação no mercado brasileiro e a demissão de toda a equipe. O escritório funcionava no país desde 2012 e, atualmente, tinha cerca de 30 funcionários no país.

O perfil dedicado às relações governamentais confirmou o fim da operação e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ações classificadas pela empresa como “censura”. Segundo o X, o serviço continuará disponível para os usuários do país.

A mensagem diz que a medida será tomada em razão de decisões do ministro que, em um despacho, teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.