Ouvindo...

Rede social X, de Elon Musk, diz que fechará escritório no Brasil após Moraes ameaçar prender diretora

Em nota, o X informou que o aplicativo continuará acessível no país

Elon Musk é dono da Tesla e do X (antigo Twitter)

Em reunião com funcionários do X (antigo Twitter), neste sábado (17), foi comunicado o fim da operação no mercado brasileiro e a demissão de toda a equipe. O escritório funcionava no país desde 2012 e, atualmente, tinha cerca de 30 funcionários no país.

O perfil dedicado às relações governamentais confirmou o fim da operação e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ações classificadas pela empresa como “censura”. Segundo o X, o serviço continuará disponível para os usuários do país.

Leia também

A mensagem diz que a medida será tomada em razão de decisões do ministro que, em um despacho, teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais. O STF não comentou sobre o caso.

“Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático.”

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.