Ouvindo...

STF vai reunir Pacheco e Lira para tentar acordo sobre emendas parlamentares

Esse será o primeiro encontro entre o Legislativo e o Judiciário desde que o ministro Flávio Dino suspendeu o pagamento dos repasses por falta de transparência

Rodrigo Pacheco se reúnem com ministros do STF para discutir futuro das emendas impositivas

Como parte da tarefa de encontrar um meio termo para o pagamento das emendas impostivas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deve promover um almoço entre os ministros da Corte e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) na terça-feira (19). O encontro ocorre em um momento de tensão entre o Legislativo e o Judiciário sobre as regras para o uso dos repasses.

Leia também

Este será o primeiro esforço de conciliação entre as duas instituições desde que o STF decidiu manter a suspensão dos pagamentos das chamadas emendas impositivas, exigindo a implementação de medidas de transparência e rastreio para esses recursos.

A tensão escalou na semana passada com o envio à Comissão de Constituição e Justiça da proposta de Emenda Constitucional (PEC) das decisões monocráticas, que busca limitar as decisões individuais dos ministros do STF, por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira.

Enquanto isso, o governo federal também está buscando um acordo para resolver o impasse.

O uso das “emendas Pix” gerou um impasse entre o Congresso e o Judiciário desde a semana passada, quando o ministro Flávio Dino, do STF, decidiu suspender todas as emendas impositivas apresentadas pelo Congresso ao Orçamento. A decisão afetou os repasses das emendas individuais quanto as emendas de bancadas estaduais, que são de caráter coletivo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio