Ouvindo...

Lula critica imposto sobre herança no Brasil: ‘é nada’

Presidente fez comparação do país com os Estados Unidos, onde a taxa sobre a herança chega a 40%; imposto foi abordado na Reforma Tributária

Presidente Lula particiou da celebração de 10 anos do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, no interior de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (23) o percentual de imposto cobrado sobre heranças no Brasil. Em uma comparação com o percentual de 40% cobrado nos Estados Unidos, o presidente brasileiro criticou a taxa de 4% cobrada no país.

A fala ocorreu durante a celebração de 10 anos do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, no interior de São Paulo. O terreno de 640 hectares onde o campus está localizado foi doado pelo escritor Raduan Nassar.

“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações”, afirmou Lula.

Na sequência, o presidente criticou a taxa de imposto cobrado sobre a herança no país. “Aqui no Brasil não tem ninguém que faça doação, porque o imposto sobre herança é nada, é 4%”, completou Lula.

Ainda conforme o presidente, essa cultura de filantropia e doações destinadas às universidades nos Estados Unidos contribui para o fortalecimento da educação, para além dos investimentos do governo.

Leia também

A cobrança de imposto sobre herança foi um dos temas abordados na Reforma Tributária, aprovada no Congresso Nacional no ano passado. Conforme o texto, a alíquota cobrada nas heranças deverá ser 2% e 8%, dependendo do valor. Cada estado tem regras próprias e devem respeitar o teto de 8% para a base de cálculo sobre os grandes patrimônios, conforme o texto aprovado.

Investimento

Durante a participação na celebração de 10 anos da Universidade Federal de São Carlos, o governo federal anunciou R$ 79,3 milhões em investimentos para a instituição.

O montante contempla o Campus Lagoa do Sino, com obras de infraestrutura elétrica, biblioteca, auditório e urbanização; O campus São Carlos para a construção de centro de pesquisa, edifícios universitários, reforma e ampliação do Hospital Universitário, e outras construções e ampliações; e o Campus Sorocaba, com obras para construção de centro de pesquisa, edifícios universitários, reforma e ampliação do Hospital Universitário, e outras construções e ampliações.

Além de Lula, também estiveram presentes no evento os ministros Camilo Santana (Educação), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio