Bancada mineira faz confraternização, comemora Propag e reclama falta de diálogo de Zema

Encontro acontece na casa de ex-parlamentar que volta as urnas em 2026

Fachada do Congresso Nacional, em Brasília

A bancada federal mineira faz uma confraternização de final de ano nesta terça-feira (16), em Brasília. O encontro será na casa do ex-deputado federal Fabio Ramalho (MDB), conhecido também como Fabinho Liderança. Ramalho deve ser candidato à Câmara Federal em 2026 e faz aniversário no próximo dia 22. A data sempre foi comemorada em Brasília, onde o ex-deputado ainda é muito influente e famoso por dar festas em casa e no antigo gabinete onde servia leitoa e era atração entre os pares e jornalistas.

Propag e segurança
Entre os motivos para comemorar, os mineiros listam o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e a destinação de emendas, principalmente para a área de segurança pública. Pela primeira vez, até a Polícia Federal foi contemplada e os recursos possibilitarão a criação da Delegacia de Combate ao Crime Organizado.

Desafio
O principal desafio, segundo alguns parlamentares ouvidos pela coluna, será eleger um governador que “tenha maior interlocução com o parlamento”. Deputados reclamam que a gestão atual, de Romeu Zema, não dialoga com os congressistas e não reconhece os feitos da bancada, como as destinações para as polícias civil, militar e Bombeiros.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...