Bancada mineira faz confraternização, comemora Propag e reclama falta de diálogo de Zema

Encontro acontece na casa de ex-parlamentar que volta as urnas em 2026

Fachada do Congresso Nacional, em Brasília

A bancada federal mineira faz uma confraternização de final de ano nesta terça-feira (16), em Brasília. O encontro será na casa do ex-deputado federal Fabio Ramalho (MDB), conhecido também como Fabinho Liderança. Ramalho deve ser candidato à Câmara Federal em 2026 e faz aniversário no próximo dia 22. A data sempre foi comemorada em Brasília, onde o ex-deputado ainda é muito influente e famoso por dar festas em casa e no antigo gabinete onde servia leitoa e era atração entre os pares e jornalistas.

Propag e segurança
Entre os motivos para comemorar, os mineiros listam o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e a destinação de emendas, principalmente para a área de segurança pública. Pela primeira vez, até a Polícia Federal foi contemplada e os recursos possibilitarão a criação da Delegacia de Combate ao Crime Organizado.

Desafio
O principal desafio, segundo alguns parlamentares ouvidos pela coluna, será eleger um governador que “tenha maior interlocução com o parlamento”. Deputados reclamam que a gestão atual, de Romeu Zema, não dialoga com os congressistas e não reconhece os feitos da bancada, como as destinações para as polícias civil, militar e Bombeiros.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...