O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (15) com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para tratar do pedido do executivo estadual de adiamento do retorno da cobrança das parcelas da dívida mineira com a União. Em conversa exclusiva com a Itatiaia, o secretário de governo, Gustavo Valadares, afirmou que, no encontro, Zema deu garantias de que um eventual adiamento do prazo não trará prejuízos.
“Tivemos essa conversa agora com o ministro Fachin no sentido de mostrá-lo que a dilação do prazo não trará prejuízos à União, uma vez que o Estado se compromete a pagar o que está acordado no Regime de Recuperação Fiscal”, afirmou.
A prioridade do governo de Minas é adiar o prazo para 28 de agosto “que é o dia da votação no plenário do Supremo do RRF. O Ministro ouviu nossos argumentos e a conversa foi muito boa”, disse Valadares.
Leia também: Após cinco anos, Regime de Recuperação Fiscal vai à votação em plenário na ALMG
Pacheco admite que renegociação da dívida dos estados deve ser votada em agosto
Tadeu Leite: ‘Não cabe briga política e partidária na discussão sobre a dívida de MG’
A decisão sobre o adiamento ou não do retorno da cobrança das parcelas da dívida mineira, que atualmente está na casa dos R$ 165 bilhões, está nas mãos de Fachin, que está no plantão durante o recesso do Supremo: “estamos confiantes que entre hoje e amanhã ele nos dará uma resposta”, disse Valadares.
Enquanto isso, o projeto de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal segue marcado para ser votado em primeiro turno às duas da tarde na Assembleia Legislativa do Estado (ALMG).