Acordo Mercosul-UE: Motta celebra assinatura e quer tramitação rápida na Câmara

Texto do tratado comercial precisa ser chancelado pelo Parlamento Europeu e pelos países do bloco sul-americano

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou neste sábado (17) a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, em Assunção, no Paraguai.

Em seu perfil no X, Motta afirmou que a iniciativa comprova “a força da diplomacia, do diálogo e da cooperação”, o que, segundo ele, “devem ser sempre os pilares das relações entre os países”. O parlamentar também destacou os benefícios que o tratado pode trazer.

“Ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, o Acordo abre oportunidades para mais crescimento, mais renda, mais emprego, mais investimentos e mais trocas de novas tecnologias”, escreveu.

Leia também:

Motta afirmou ainda que pretende dar a tramitação “mais rápida possível” ao acordo na Câmara, para que o texto possa entrar em vigor “o quanto antes”.

Apesar da assinatura neste sábado, o tratado ainda depende da ratificação de todos os países do Mercosul e do Parlamento Europeu para que seus efeitos comecem a valer.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...