Ouvindo...

Lula cobra ministros por presença em reuniões: ‘nem todo mundo está ligado no zap’

Em evento com catadores, presidente deu ‘puxão de orelha’ em ministros e cobrou seriedade em trabalho do comitê que discute ações para a categoria

Durante o evento em que foram anunciados recursos de R$ 425,5 milhões em ações e políticas públicas para os catadores de recicláveis, realizado nesta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) direcionada aos ministros presentes no encontro chamou a atenção. Foi um ‘puxão de orelha’ para que os ministros tenham mais ‘seriedade’ e compareçam às reuniões interministeriais.

Ao falar sobre as medidas anunciadas para os catadores de materiais recicláveis, o presidente se direcionou ao ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e pediu que ela seja responsável por lidar pessoalmente com a convocação dos colegas para as reuniões.

“O que eu queria falar para você, Márcio, é preciso que você assuma a responsabilidade desse tal de CIISC [Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica] que foi criado, esse tal de CIISC que foi criado porque eu tenho muita preocupação. A gente cria muita reunião interministerial, e eu sou informado das reuniões, e nem todos os ministros participam das reuniões”, criticou Lula, que identificou o problema e ainda causou uma saia justa entre os seus ministros. “Às vezes participa da primeira, na segunda já manda um segundo colocado, na terceira já manda um terceiro colocado”, completou Lula,

Leia também

Ainda direcionando sua fala ao ministro Márcio Macêdo, Lula disse que é dele a responsabilidade de “pegar o telefone e ligar para cada ministro”. “Nem todo mundo está ligado no zap. E você tem a responsabilidade de pegar o telefone e ligar para cada ministro, porque muitas vezes a gente acha que todo mundo está ligado no zap e passa uma mensagem ‘reunião amanhã 9h’. Nem sempre todo mundo vê. Pega o telefone e liga para a pessoa”, criticou Lula.

Depois do episódio, Macedo foi questionado sobre as declarações do presidente, mas minimizou a cobrança. “O presidente tem dito a todos os ministros que todos os investimentos sejam monitorados para que eles possam acontecer na prática”, revelou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais