O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), condenou nesta terça-feira (9) a tentativa de golpe de Estado na Bolívia. O ato, organizado por integrantes das Forças Armadas, foi denunciado, no fim do mês passado, pelo presidente da Bolívia, Luis Arce.
Pacheco se manifestou na abertura da sessão do Plenário do Senado. “Como presidente do Congresso Nacional, o mais democrático dos Poderes, compartilho minha posição de repudiar qualquer ato que afronte a ordem constitucional tal como ocorreu na Bolívia. Felizmente, dada a força de sua democracia, a tentativa de golpe restou frustrada”, afirmou.
O presidente do Congresso lembrou dos atos antidemocráticos, que ocorreram na capital federal, em 8 de janeiro. “No Brasil, em 2023, enfrentamos uma tentativa de insurreição autoritária, de uma minoria inconformada, que nunca representou a vontade popular do nosso país. Essa tentativa foi rechaçada pela firmeza das nossas instituições, e o resultado das eleições foi, enfim, respeitado”, enfatizou.
“Só com a democracia sobrevive a liberdade. Esse princípio fundamental vale para o Brasil, vale para a Bolívia, e também para todos os povos e nações”, concluiu Pacheco.