Ouvindo...

Marília Campos cobra expansão de transporte de passageiros por trens e governo Lula diz que há estudos em curso

Prefeita de Contagem diz que Estado e governo federal devem tomar ‘decisões políticas’ para viabilizar transporte ferroviário na região metropolitana

Marília Campos cobrou investimentos no transporte de passageiros sobre trilhos

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), cobrou, nesta sexta-feira (5), investimentos dos governos estadual e federal para a expansão do sistema de transporte sobre trilhos em Minas Gerais. Em meio às discussões do governo federal para renovar a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), administrada pela VLI, Marilia afirma que este é o momento ideal para cobrar investimento neste modal em solo mineiro.

A cobrança de Marília foi feita diante do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e de representantes do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Eles participaram de uma cerimônia em que a empresa VLI recebeu 12 locomotivas produzidas pela Wabtec na cidade da região metropolitana.

“Isso depende de decisões. Decisão política do Governo do Estado de apostar no trem sob os trilhos para transportar passageiros. Temos um anel ferroviário na região metropolitana que anda em 22 cidades. Já pensou como isso iria melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana? Precisamos, então, de decisões políticas. Não vamos abandonar o transporte rodoviário, mas nós precisamos melhorar, também, a qualidade de vida”, afirmou a prefeita.

Marília Campos cobrou, ainda, que o transporte de passageiros acompanhe as expansões feitas pelo setor ferroviário no segmento de transporte de cargas.

“Está em momento ideal de a gente tentar compatibilizar o desenvolvimento econômico com a melhoria. Por isso, apresento aqui enquanto prefeita, uma cidadã metropolitana porque a grande maioria de nós somos. A gente mora aqui, trabalha lá, estuda em outro lugar. Temos que assegurar o direito de ir e vir com mais qualidade de vida”, avaliou.

Leia também

O secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirmou que a gestão petista já encomendou seis estudos para analisar a viabilidade e funcionalidade da ampliação do transporte de passageiros em trens no país. Apesar de ter evitado citar em quais cidades foram analisadas, Santoro afirmou que Minas está entre os estados que podem ser contemplados.

“A gente avaliou seis rotas para iniciar um programa de ferrovias de passageiros. São seis estudos para avaliar a viabilidade econômica com esses trajetos de passageiros e, em parceria com a ANTT viabilizar um processo licitatório. Muito provavelmente, o governo vai ter que colocar recursos públicos”, disse.

O representante da pasta de Renan Filho afirmou que o Governo Federal precisará aportar recursos para custear o serviço de transporte, onde ele for aprovado.

“Transporte de passageiros ferroviários no mundo inteiro não fecha as contas sem recursos públicos. Mas é muito importante a gente iniciar esse programa, ver se funciona e ir melhorando esses projetos”, completou.

A gestão petista garantiu que os estudos sobre o tema serão concluídos até o início do ano que vem. Na cerimônia em Contagem, a empresa VLI recebeu as locomotivas produzidas pela Wabtec na cidade da Grande BH. A empresa garantiu que a entrega marca a concretização de investimentos de R$ 300 milhões da companhia na expansão da capacidade logística da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.