O governador Romeu Zema (Novo) recusou o convite do Palácio do Planalto para participar das agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Zema alegou já ter marcado compromissos na região Norte de Minas.
Já o governador Romeu Zema vai viajar para o Norte de Minas, onde vistoria obras e acompanha inaugurações da área da saúde. Em Montes Claros, Zema participa da abertura da Expomontes. O governador visitará também as cidades de Espinosa, Mato Verde, Monte Azul, Berizal, Catuti, Mamonas, Brasília de Minas e Mirabela.
Segundo a assessoria de Zema, os eventos no interior de Minas já estavam marcados antes do anúncio da visita de Lula em Minas.
Relação amistosa
Em fevereiro, na primeira passagem de Lula por Minas desde que ele assumiu o terceiro mandato, o presidente se reuniu com o governador na cerimônia do Minascentro.
A relação de Lula e Zema, no entanto, passa por altos e baixos. Aliados dos dois governantes costumam trocar alfinetadas e críticas sobre diversos temas.
No final do ano passado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), fez duras críticas ao governador nas negociações sobre a dívida de Minas. Zema rebateu cobrando ações do governo federal e devolveu as críticas ao falar sobre as negociações do acordo de Mariana.