A enquete hospedada no site da Câmara dos Deputados para reunir opiniões sobre o
São cerca 918 mil votos contrários até este domingo, contra 112 mil (12%) que dizem concordar totalmente com o texto proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ, membro da bancada evangélica. A enquente está disponível
Leia mais:
O texto gerou reações não só na internet, mas também em protestos que ocorreram em cidades como Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Por outro lado, o PL ganhou o apoio da a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a atriz Cássia Kiss.
O projeto ainda não tem data para ser votado e aguarda a escolha de um relator. Conforme adiantado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a pessoa escolhida deverá ser uma mulher ‘moderada’, que não tenha ligação com partidos de esquerda ou de direita que tem posições abertas sobre o projeto.
Na semana passada,
Caso seja aprovado, o PL prevê pena de até 20 anos de cadeia para a mulher que cometer o aborto acima das 22 semanas de gestação, mesmo em casos autorizados pela atual legislação - em casos de estupro, risco para a vida da mulher ou anencefalia do feto.
A proposta ainda precisa ser analisada para ser aprovada na Câmara antes de seguir para o Senado e, só depois dessas etapas, ir para a sanção presidencial.