Ouvindo...

Vieira diz que reunião com Rubio manteve ‘boa química’ e projeta encontro entre Lula e Trump

Ele informou que manterá contato direto com Rubio nos próximos dias para ‘monitorar o avanço’ das conversas e estabelecer prazos para novos encontros entre representantes dos dois países

Mauro Vieira e Marco Rubio se reuniram nesta quinta-feira (16) em Washington

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16), que manteve uma “ótima reunião” com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Os dois se encontraram, junto a suas equipes, para tratar sobre caminhos para negociar o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump ao Brasil.

“Durante todo o encontro prevaleceu atitude construtiva e voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países em sincronia com a boa química do telefonema da semana passada entre o presidente Lula e o presidente Trump”, destacou Vieira em breve discurso a jornalistas em Washington, nos EUA.

Ele informou que manterá contato direto com Rubio nos próximos dias para “monitorar o avanço” das conversas e estabelecer prazos para novos encontros entre representantes dos dois países.

Ainda, Vieira pontuou que o encontro ocorreu em “clima excelente de descontração e troca de ideias” e com “muita disposição para trabalhar em conjunto para traçar uma agenda bilateral” entre o Brasil e os Estados Unidos.

Por fim, o ministro ressaltou que há interesse de ambas as partes para que a reunião presencial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump seja mantida. Sem estimar data, Vieira apenas disse que isso deve acontecer “em breve”.

Em declaração conjunta divulgada após a coletiva de imprensa, Mauro Vieira, Marco Rubio e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, pontuaram que mantiveram “conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”.

“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”, pontua o texto.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.