Kassab diz esperar que Lula seja ‘iluminado’ para escolher melhor nome para o STF

O político evitou fazer uma escolha entre os dois nomes apontados nos bastidores como favoritos para ocupar o cargo

Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que espera que o presidente Lula (PT) seja “iluminado” para escolher o nome para ocupar a cadeira que será deixada no Supremo Tribunal Federal (STF), após o anúncio da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Kassab, que também é secretário do governo de Tarcísio de Freitas, evitou fazer uma escolha entre os dois nomes apontados nos bastidores como favoritos para ocupar o cargo: Jorge Messias, o atual titular da Advocacia Geral da União (AGU), e o senador por Minas Gerais, Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Congresso Nacional.

O pessedista valorizou a interlocução do atual presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União), com o presidente Lula. Interlocutores apontam que Alcolumbre seria um dos ‘cabo eleitorais’ de Pacheco junto ao governo federal. Kassab ainda afirmou que o presidente do Senado tem “interlocução privilegiada” com o presidente.

“É algo muito relevante a indicação do ministro do Supremo. É uma discussão que eu espero que aconteça no melhor nível possível, e que o presidente seja iluminado para encaminhar o melhor nome possível”, pontua Kassab.

A declaração de Kassab foi dada à CNN Brasil, nesta quinta-feira (16), durante o “Fórum Voto 2026", em São Paulo. O evento discutiu temas relacionados às eleições do ano que vem, ao Congresso Nacional e à economia brasileira.

Com colaboração de Stevão Limana, da CNN Brasil, em São Paulo

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...