Ouvindo...

Medida para compensação da desoneração de municípios e setores deve sair nesta sexta, indica líder do governo

Fazenda despachará medidas compensatórias ao Congresso para acelerar aprovação de novo projeto de lei da desoneração

Líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) indicou que medidas compensatórias serão detalhadas ao Legislativo nos próximos dias

O pacote de medidas do Governo Federal para compensar a perda de arrecadação decorrente da desoneração para municípios de pequeno porte e para os 17 setores que mais empregam no país deve ser remetido ao Senado Federal até sexta-feira (31). A previsão é do líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).

“A medida provisória deve sair na sexta-feira com o indicativo da fonte para resolução da desoneração. A Fazenda está em debate. Tem hipóteses [sobre a origem da compensação], mas, não quero adentrar em algo que a Fazenda está cuidando”, afirmou Randolfe nessa quarta-feira (29). “A última informação do ministro [Fernando] Haddad é que seja sexta-feira. Mas, pode ser até na segunda”, acrescentou.

Haddad havia adiantado essa informação no dia anterior, na terça-feira (28), quando também detalhou que o acordo será costurado entre os parlamentares pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Leia também

Para setores e municípios, foi definido que o Governo Federal manterá a desoneração nos moldes atuais neste ano e dará início a uma reoneração gradual em 2025, prevista para ser concluída apenas em 2027. As alíquotas dessa reoneração, entretanto, ainda não foram definidas.

A compensação da desoneração chegará ao Congresso por meio de uma medida provisória editada pelo Planalto. O Ministério da Fazenda avalia restringir o crédito presumido do PIS/Cofins para compor o pacote de compensação; entretanto, o Governo Federal ainda não confirma a hipótese publicamente. A compensação é necessária porque a União estima uma despesa de R$ 25,8 bilhões com a desoneração em 2024.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.