O Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 se reúne a partir desta segunda-feira (27), no Minascentro, na região Central de Belo Horizonte, para discutir o cenário de transição global para o uso de fontes de energias limpas e sustentáveis.
Os trabalhos na capital mineira são coordenados pelo Ministério de Minas e Energia, comandado pelo ministro Alexandre Silveira (PSD).
Os representantes das principais economias do mundo já se
“Nossa matriz elétrica é 88% limpa, somos grandes produtores de energia hidráulica, eólica, solar e de biomassa. O Brasil também é destaque na produção de biocombustíveis, como o etanol. Somos os grandes líderes mundiais da transição energética, por isso temos propriedade para incentivar e cobrar do mundo ações efetivas para enfrentarmos as graves mudanças climáticas que temos enfrentado. É isso que vamos debater e defender junto aos países do G20”, disse Silveira, ao explicar o intuito do encontro.
Veja mais:
Em setembro, o Brasil assumiu a copresidência do Comitê Ministerial de Energia Limpa, um fórum para discutir a promoção de energias sustentáveis no mundo.
Escolha por Minas
Segundo Alexandre Silveira, Minas Gerais foi escolhida para sediar o encontro por causa do potencial do estado no apoio à transição energética nacional.
“Minas, assim como o Brasil, é um celeiro de energias limpas e renováveis. Além de sua riqueza mineral, que leva em seu nome, inclusive, o Estado se tornou solo fértil para a produção de energia solar, que tem transformado regiões e gerando desenvolvimento social e econômico”, apontou o ministro.
Operação no trânsito
Para receber o evento no centro da capital mineira, a Prefeitura de BH anunciou que vai realizar uma operação de trânsito na região durante os dias do encontro - entre segunda-feira (27) e quarta-feira (29).
No domingo (26) foram implantadas reservas de área na Av. Augusto de Lima, em frente ao Minascentro, e também na Rua Guajajaras.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, BPTran e Guarda Municipal) vão monitorar o trânsito no entorno do evento e as rotas de acesso dos hotéis, onde ficarão hospedadas as delegações, até o local do evento. Os agentes também darão apoio durante o embarque e desembarque das delegações.
Além dos agentes da UIT, o trânsito também será monitorado pelo Centro de Operações da Prefeitura (COP), que funciona 24 horas, para que sejam feitas as intervenções necessárias para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.