Ouvindo...

Times

G20 fará reunião sobre Transição Energética, em maio, em BH

Brasil é considerado protagonista mundial no tema

O Grupo de Transição Enérgetica do G20, que iniciou os trabalhos na última segunda-feira (19), em Brasília, se reunirá em Belo Horizonte. O encontro está marcado para o dia 27 de maio. Ao todo, 15 cidades brasileiras vão receber 130 reuniões sobre temas diversos. A articulação para que Minas Gerais entrasse no mapa dos encontros do bloco, que reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Africana e União Europeia, foi do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que é do PSD, mesmo partido do prefeito de BH, Fuad Noman.

A inclusão do Estado na rota das discussões mundiais sobre a transição energética e mudança do clima é considerada fundamental pelo ministro, que será o anfitrião do evento, e vai receber lideranças, técnicos e especialistas de todo o mundo para discutir o tema. A agenda faz parte das reuniões preparatórias para a Cúpula dos Chefes de Estado e do Governo do G20, marcada para novembro, no Rio de Janeiro.

A reunião em Minas será com técnicos da área, coordenados pelo Secretário de Transição Energética do Ministério, Thiago Barral. O Brasil é considerado protagonista no tema que é também foco do G20.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais