Ouvindo...

‘O que aconteceu no RS é o novo normal das mudanças climáticas’, diz Janja sobre chuvas

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (14) que a emergência climática no Rio Grande do Sul pode voltar a ocorrer, e que o governo precisa estar preparado

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, defendeu nesta terça-feira (14) a realocação de cidades gaúchas para preservar a população de novos episódios climáticos. Em entrevista ao ICL, Janja lembrou que o Vale do Javari (RS) também sofreu com alagamentos, em 2023, após a passagem de um ciclone.

“A gente sabe que muita família que a sua casa está totalmente perdida, têm cidades totalmente perdidas. A gente precisa rediscutir um pouco a localização dessas cidades, se a gente não precisa movimentar, sabe, essas cidades para um local seguro”, avaliou ela.

Leia também

Janja destacou ainda que a emergência climática no Rio Grande do Sul pode voltar a ocorrer em decorrência das mudanças climáticas. “Isso que aconteceu no Rio Grande do Sul é o novo normal. O que vem pela frente a gente ainda não sabe. A gente está tratando como uma catástrofe, mas é o novo normal das mudanças climáticas e a gente precisa se preparar para isso”, afirmou a primeira-dama.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.