Votação decidirá se Conselho de Ética abre processo para cassar deputado que agrediu membro do MBL

Representação do Partido Novo contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) será analisada nesta terça-feira (23) no Conselho de Ética

Representação do Novo pede cassação de Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar

Os membros do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidem, nesta terça-feira (23), se será aberto um processo contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que agrediu um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) no último dia 16.

Se os parlamentares aceitarem a representação do Partido Novo contra o colega, o presidente deverá definir quem será o relator do processo que pode levar à cassação do mandato do deputado carioca. Na representação apresentada à Câmara, o Novo argumenta que Glauber Braga quebrou o decoro parlamentar ao ‘agir de maneira incompatível’.

Os deputados devem analisar, também na sessão marcada para terça-feira, uma representação do Partido Liberal (PL) contra a deputada Jandira Feghali (PCdoB). Esse processo está mais avançado, e o relator designado, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) deve apresentar o parecer sobre a denúncia na sessão.

Leia também

O que aconteceu com Glauber Braga

O deputado Glauber Braga agrediu um membro do MBL, Gabriel Costenaro, durante uma discussão na Câmara dos Deputados no último dia 16. Costenaro e o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) discutiam com Glauber Braga, quando o parlamentar do Psol expulsou Costenaro a chutes e empurrões do Anexo IV da Câmara.

Após o ocorrido, Kim Kataguiri indicou que ingressaria com um pedido de cassação contra Glauber Braga e também afirmou que acionaria o colega deputado na Justiça. O parlamentar do Psol também se posicionou à época; ele declarou em nota que não aceitaria sofrer intimidações de ‘militante fascista’ e garantiu que não se arrependia de tê-lo agredido.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouvindo...