Uma discussão envolvendo a vereadora de Itabira, Jordana Madeira (PDT), chamou atenção da Câmara Municipal da cidade nesse sábado (17). Vídeos que repercutem nas redes sociais mostram a parlamentar chegando em uma casa acompanhada de dois homens, um deles aparentemente armado.
Nos registros, Jordana desce de um carro, seguida pelos indivíduos, entra no local e inicia uma discussão verbal com pessoas que estavam por lá. Um dos homens retira uma suposta arma da cintura e mantém o objeto na mão durante a confusão, que teria acontecido no bairro onde a vereadora mora.
Em nota, Jordana explicou que foi tirar satisfação após ela e a família serem alvos de acusações falsas e ameaças de morte depois de operações policiais realizadas na comunidade onde mora. “Estão espalhando acusações de que eu teria chamado a polícia ou feito denúncias contra essas pessoas, o que não é verdade”, pontuou.
Segundo a vereadora, uma das ameaças foi direcionada ao irmão dela, pai de um bebê recém-nascido, o que teria provocado forte abalo emocional e temor pela segurança de todos. “Por causa disso e sob forte pressão emocional, procurei os envolvidos para questionar as acusações e tentar esclarecer os fatos, acompanhada de dois familiares”, explicou.
“A conversa foi tensa, com discussões verbais, motivadas pela gravidade das ameaças a das calúnias feitas contra minha família”, continuou. Na nota, a parlamentar reconheceu que agiu de forma “firme e exaltada”. “No entanto, deixo claro que não houve, da minha parte, qualquer agressão física ou prática de violência”, ressaltou.
Jordana também repudiou a repercussão dos vídeos e afirmou que eles estão sendo usados “com o objetivo de intimidar, constranger e extorquis”. “Medidas legais já estão sendo tomadas para esclarecer os fatos juntos às autoridades. Se necessário, novos esclarecimentos serão feitos no momento adequado”, concluiu.
Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/g6VW6sv9xq
— Itatiaia (@itatiaia) January 18, 2026
Câmara se pronuncia
Sem citar o nome da vereadora, a Câmara Municipal de Itabira disse por meio de nota oficial que tomou conhecimento dos fatos. “O Poder Legislativo reafirma seu compromisso com o respeito, o diálogo e a convivência harmoniosa no ambiente institucional e de princípios éticos legais”, citou.
“A Câmara seguirá atenta aos desdobramentos e prestará os esclarecimentos necessários à sociedade, no momento oportuno, sempre com transparência e responsabilidade institucional”, encerrou. A nota foi publicada nas redes sociais do órgão.