Novas demissões: depois da exoneração de secretários, PBH fará reestruturação e adversários não ficam

Vereadores que tem acordo com prefeito terão seu indicados mantidos

Depois da exoneração de secretários, PBH faz reestruturação e adversários não ficam

Depois da exoneração dos secretários ligados à Marcelo Aro, chefe da Casa Civil de Zema, políticos e aspirantes que não fazem parte da base de apoio do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, também terão que desembarcar da prefeitura. Ontem (1), foram demitidos os chefes de pastas: Castellar Guimarães Neto (Governo), Roberta Rodrigues (Educação), José Barros (Meio Ambiente) e Fernando Motta (Desenvolvimento Econômico).

A partir de agora, a reestruturação começa a atingir outros escalões e novas exonerações podem ser feitas a qualquer momento.

Os candidatos a vereador, por exemplo, que ocupam cargos na prefeitura de Belo Horizonte serão exonerados, caso não se filiem a partidos da base do prefeito. O objetivo de Fuad é não deixar adversários usarem a estrutura da prefeitura para ganhar capital político e se beneficiarem disso nas eleições. Os que aceitarem aderir a partidos da base e se comprometerem a apoiar Fuad, em caso de reeleição do prefeito, terão seus cargos garantidos.

Os que forem exonerados cederão espaço para aliados do prefeito, o que auxiliará na construção de chapas para uma futura sustentação legislativa de Fuad. A estimativa de aliados do peesedista é que o grupo de Marcelo Aro, atualmente, ainda tenha pelo menos 70 cargos comissionados na prefeitura.

Os vereadores com mandato que tem indicados políticos na prefeitura e concordam em permanecer na base caso ganhem a eleição, também não perderão a cota de cargos que têm hoje.

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...