Ainda presidente do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar (PE) criticou o líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (União Brasil-BA). À imprensa, na sala de reuniões do partido em Brasília, Bivar afirmou que o ‘chão de fábrica’ da Câmara — referindo-se aos deputados — não quer que Elmar seja o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. A troca no comando acontecerá em 2025, e Elmar Nascimento é o favorito de Lira para sucedê-lo. Outros candidatos ao cargo são Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).
“O chão de fábrica não quer Elmar Nascimento. O governo está cansado de ser arrolado pelo parlamento. O parlamento tem que escolher as coisas que são melhores para o país”, afirmou Bivar.
Aos 79 anos, o político pernambucano atravessa uma guerra interna no partido com um antigo aliado, o advogado Antonio de Rueda — eleito novo presidente do União Brasil no último 29 de fevereiro. Derrotado na eleição que tentou adiar, Bivar teria trocado ameaças de morte com Rueda. A briga no partido ganhou outros contornos nessa segunda-feira (11) à noite, depois que as casas de praia de Rueda e da irmã dele e tesoureira do União Brasil, Maria Emilia de Rueda, foram incendiadas no litoral de Pernambuco. Bivar também é proprietário de um imóvel no condomínio onde estão construídas as casas da família Rueda destruídas pelo fogo.
Rueda não descarta atentado político em incêndio que atingiu casas da família em Pernambuco
O presidente do União Brasil não descarta ter sofrido um atentado político nessa segunda-feira (11), quando duas propriedades da família Rueda, no litoral de Pernambuco foram destruídas em um incêndio. “A família não descarta a possibilidade de um atentado motivado por questões político-partidárias”, afirmaram os representantes dele nesta terça-feira. Uma das casas pertence a Antonio de Rueda, e a outra à irmã dele, Maria Emilia de Rueda, tesoureira do União Brasil.
O incêndio será investigado pela Polícia Civil de Pernambuco, e Rueda pediu celeridade na apuração do ocorrido. A governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), designou um delegado para acompanhar as investigações. Ainda não há confirmação se o incêndio é criminoso.
Nesta terça-feira, Rueda declarou que apresentará uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a abertura de um inquérito contra Bivar, para investigá-lo pelo incêndio.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.