O governo federal oficializou nesta quinta-feira (8) a doação da área do Parque Maria Socorro Moreira à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O parque está inserido dentro da área onde funcionava o antigo Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste, e que foi desativado no ano passado, após uma série de acidentes com aeronaves nos bairros próximos.
O parque ocupa uma área de 17% - cerca de 96 mil m² - e será revitalizado pela prefeitura. O anúncio foi feito pela ministra Esther Dweck, do ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, durante cerimônia de anúncio de investimentos realizado no Minascentro.
Ela explicou que o governo federal e a prefeitura chegaram a um acordo para a destinação dessa área. Dessa forma, só poderá haver um parque nesse local.
Área destacada em azul é do Parque Maria do Socorro Moreira, doado pelo governo federal à Prefeitura de BH
O restante da área do antigo aeroporto ainda não tem destinação definida e ainda pertence ao governo federal. De acordo com a ministra, um termo de cooperação técnica também será firmado nesta quinta para que o governo federal e a PBH, conjuntamente, possam definir o que será feito no local. O prefeito Fuad Noman (PSD) tem conversado com o governo federal para decidir o que deve ser construído no local.
“O restante da área vai ser debatido ao longo do ano. O prefeito me pediu que a gente faça o mais rápido possível para que, aí sim, fazer os equipamentos sociais que temos que fazer nessa região, que precisa de equipamentos de saúde, educação e habitação”, afirmou a ministra Esther Dweck.
De acordo com a representante do governo federal o projeto é um “exemplo” para outras áreas no Brasil. "É um exemplo do que a gente quer fazer em todo o Brasil. Usar essa área tão nobre para um fim social”, afirmou.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.