O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) classificou como “lamentável” a declaração da secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães sobre a responsabilidade dos professores pelo déficit de aprendizagem dentro das salas de aula.
Nessa terça-feira (30), em um café da manhã com jornalistas, a número 2 da pasta disse que “muitas vezes
Entenda:
“Nós realizamos avaliações trimestrais - uma avaliação diagnóstica no início, outra no meio do ano e outra no final [do ano letivo]. A gente vai monitorando os processos e os procedimentos dessa escola. Se os estudantes de uma turma, do 6º de Língua Portuguesa, tiveram o percentual de acerto muito baixo ali eu sei que o professor não está trabalhando”, afirmou durante o encontro, que serviu para que a pasta apresentasse os planos para o ensino público estadual em 2024.
As aulas serão retomadas nas escolas estaduais no próximo dia 5 de fevereiro.
À Itatiaia, a coordenadora do SindUte, Denise Romano, diz que a afirmação da profissional da alta cúpula da secretaria de Educação revela como o Governo de Minas vê os professores mineiros.
“Lamento profundamente que, às vésperas do início do ano letivo de 2024, o Governo do Estado tenha uma fala colocando as professoras em um lugar de irresponsabilidade com a sua profissão”, criticou.
“Em segundo lugar, é importante explicar que no dia de uma apresentação dos projetos que a secretaria desenvolve, é importante para eles dizer que a responsabilidade por um algum eventual resultado que não seja adequado de acordo com os parâmetros que são da secretaria seja da responsabilidade exclusive de quem está na sala de aula. Essa declaração é muito reveladora e coloca muito claramento em que lugar na escala de prioridades do Governo do Estado estão as professoras que estão todos os dias no chão da escola”, completou a diretora do sindicato.
Durante o evento organizado pela secretaria de Educação, o chefe da pasta, Igor de Alvarenga, disse que o Estado terá novidades em 2024 no âmbito da educação estadual.
“No ano de 2024, já começamos com uma adequação na nossa rede, os nossos diretores de escola já estão trabalhando nas nossas escolas para fazer a primeira semana de acolhimento. Nós já estamos lançando uma ferramenta de coleta de informação diária dos estudantes, que foi desenhados pelos nossos professores. Tambem teremos o projeto Socioemocional, que vai trabalhar as competências socioemocionais dos nossos estudantes e capacitar os nossos proifissionais para que possam trabalhar denbtro das nossas escolas”, afirmou.
O encontro com os jornalistas foi convocado para apresentar um panorama de ações que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) na gestão da comunidade escolar em 2024. A reunião ocorreu na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no bairro Funcionários, região Central de Belo Horizonte.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.