Lula diz não entender ‘problema político’ com indicação de Messias ao STF

Nomeação do advogado-geral da União para a Corte enfrenta resistência no Senado

O presidente Lula durante reunião no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (3) não entender a “polêmica” criada pela indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Sinceramente, eu não entendo o porquê da polêmica. Não é o primeiro ministro que eu indico. Eu já indiquei oito ministros. Eu simplesmente escolho uma pessoa, mando para o Senado, e o Senado, então, faz um julgamento para saber se a pessoa está qualificada ou não. Eu não sei porque foi transformada num problema político dessa monta”, declarou em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará.

A indicação de Messias ao STF enfrenta a resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que apoiava o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um de seus aliados mais próximos.

Com a nomeação do chefe da AGU, o parlamentar amapaense passou a liderar um movimento pela rejeição do ministro na Casa, que dá a palavra final sobre a indicação. Nos últimos dias, senadores e integrantes do governo passaram a atuar para acabar com a crise entre Executivo e Legislativo.

Lula, por sua vez, disse esperar que o impasse seja resolvido.

“Eu espero que seja resolvido. Eu estou muito tranquilo com relação a isso. Eu cumpri com o meu papel, mas tem um nome que eu entendo que tem qualificação profissional para ser ministra da Suprema Corte. Qualificação comprovada como advogado-geral da União”, afirmou na entrevista.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...