O Brasil vai comandar um debate na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, para propor soluções para a Guerra em Israel. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, entre os temas discutidos estarão a contenção do conflito, o cessar-fogo e posterior retomada do processo de paz. A reunião acontecerá na próxima terça-feira (24) na sede das Nações Unidas.
Na última quarta (18), o Conselho de Segurança da ONU rejeitou a resolução proposta pelo Brasil após o veto dos Estados Unidos que é membro permanente do Conselho. A proposta do Brasil teve 12 votos a favor, duas abstenções e o veto dos EUA. O texto foi elaborado a varias mãos pelo Brasil que ouviu diplomatas de vários países.
Logo após a reunião do Conselho, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira , afirmou que a preocupação do país ‘foi sempre humanitária’ e que o país ‘cumpriu seu papel’ na qualidade de presidente (temporário) do Conselho com a proposta apresentada.
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira falou durante uma entrevista coletiva no Palácio do Itamaraty. Mauro Vieira disse que foram feitas consultas para criar o que chamou de texto palatável, mas que há uma clara divisão de opiniões dentro do Conselho.
A proposta do Brasil para solução do conflito focava na cessação das hostilidades e na abertura de uma passagem humanitária mais a possibilidade de envio de ajuda humanitária.