O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nos próximos dias.
Segundo o relator, o encontro deve ocorrer assim que Lula retornar à Brasília após as agendas no Nordeste. Nesta terça o presidente cumpre compromissos em Pernambuco e de noite deve seguir para Fortaleza.
Rocha almoçou com Lula na segunda-feira (1º), ocasião em que discutiram o trâmite da indicação de Messias e a futura sabatina no Senado.
“O presidente Lula me disse que, assim que voltar da viagem ao Nordeste — provavelmente quinta ou sexta, ou no início da próxima semana —, procurará o presidente Davi para dialogar e entregar a mensagem”, afirmou o senador.
Mais cedo, Alcolumbre decidiu cancelar a sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), prevista inicialmente para 10 de dezembro.
Ele justificou a decisão pela ausência do envio formal da mensagem de indicação por parte do governo.
“O Senado foi surpreendido com a ausência da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial e amplamente anunciada. Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Executivo, é grave e sem precedentes”, disse Alcolumbre em nota.
Enquanto busca apoios no Senado, Messias — atual advogado-geral da União — vem enfrentando resistência do presidente da Casa, que tem sinalizado atuação contrária à sua aprovação para o STF.