Ouvindo...

‘Comigo, já estariam explorando’, diz Bolsonaro sobre pesquisas da Petrobras na margem equatorial

Ex-presidente cumpre série de agendas em Belo Horizonte e comentou decisão recente do Ibama sobre realização de pesquisas na costa do Amapá

Ex-presidente cumpre agendas em Belo Horizonte e visita projeto apoiado pelo deputado federal Nikolas Ferreira

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse, nesta sexta-feira (6), que se fosse o ocupante do Palácio do Planalto, a esta altura a Petrobras já estaria explorando petróleo na margem equatorial, próximo à costa do Amapá. Nesta semana, o Ibama emitiu a primeira licença ambiental que permite à petrolífera realizar pesquisas para subsidiar uma eventual exploração de petróleo na região.

“Comigo, eles já estariam explorando petróleo na margem equatorial. Não podemos deixar o povo pobre em cima de uma terra rica. Ali do lado, Suriname e Guiana já retiram petróleo e de lá não podemos ficar afastado disso aí", afirma. “Por mim, já estaríamos retirando fertilizantes, o potássio da foz do rio Madeira [no Amazonas]”, completa.

Os dois projetos de exploração são criticados por ambientalistas devido ao potencial impacto na região amazônica.

Veja mais:

A exploração de petróleo na margem equatorial, inclusive, divide o governo Lula. Nos últimos meses, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) deu declarações defendendo uma decisão técnica do Ibama que impediu, no primeiro semestre, a continuidade das pesquisas da Petrobras na região.

De outro lado, tanto o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), como o presidente da petrolífera, Jean Paul Prates, defenderam que o governo deve conhecer as potencialidades para exploração do petróleo na região.

O comentário de Bolsonaro, nesta sexta-feira (6), se deu durante uma visita ao projeto social Infantil Pingo D'Água, no bairro Vista Alegre, na região Oeste de Belo Horizonte. O projeto já foi apoiado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) que convidou o ex-presidente para ir ao local.

"É onde eu nasci e cresci e que faz um trabalho incrível com mais de 400 crianças. Estamos tendo a oportunidade de trazer o presidente aqui para conhecer o projeto, o qual destinei emendas quando era vereador. A presença do presidente aqui é para mostrar que as pessoas o apoiam, defendem. Durante a pandemia, muitas pessoas sofreram pelo lockdown e ele defendeu essas pessoas”, afirmou o parlamentar.

Bolsonaro participa, na noite desta sexta-feira (6), de um culto na igreja do pai do deputado federal, que fica no mesmo bairro.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.