‘Comigo, já estariam explorando’, diz Bolsonaro sobre pesquisas da Petrobras na margem equatorial

Ex-presidente cumpre série de agendas em Belo Horizonte e comentou decisão recente do Ibama sobre realização de pesquisas na costa do Amapá

Ex-presidente cumpre agendas em Belo Horizonte e visita projeto apoiado pelo deputado federal Nikolas Ferreira

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse, nesta sexta-feira (6), que se fosse o ocupante do Palácio do Planalto, a esta altura a Petrobras já estaria explorando petróleo na margem equatorial, próximo à costa do Amapá. Nesta semana, o Ibama emitiu a primeira licença ambiental que permite à petrolífera realizar pesquisas para subsidiar uma eventual exploração de petróleo na região.

“Comigo, eles já estariam explorando petróleo na margem equatorial. Não podemos deixar o povo pobre em cima de uma terra rica. Ali do lado, Suriname e Guiana já retiram petróleo e de lá não podemos ficar afastado disso aí", afirma. “Por mim, já estaríamos retirando fertilizantes, o potássio da foz do rio Madeira [no Amazonas]”, completa.

Os dois projetos de exploração são criticados por ambientalistas devido ao potencial impacto na região amazônica.

Veja mais:

A exploração de petróleo na margem equatorial, inclusive, divide o governo Lula. Nos últimos meses, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) deu declarações defendendo uma decisão técnica do Ibama que impediu, no primeiro semestre, a continuidade das pesquisas da Petrobras na região.

De outro lado, tanto o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), como o presidente da petrolífera, Jean Paul Prates, defenderam que o governo deve conhecer as potencialidades para exploração do petróleo na região.

O comentário de Bolsonaro, nesta sexta-feira (6), se deu durante uma visita ao projeto social Infantil Pingo D'Água, no bairro Vista Alegre, na região Oeste de Belo Horizonte. O projeto já foi apoiado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) que convidou o ex-presidente para ir ao local.

"É onde eu nasci e cresci e que faz um trabalho incrível com mais de 400 crianças. Estamos tendo a oportunidade de trazer o presidente aqui para conhecer o projeto, o qual destinei emendas quando era vereador. A presença do presidente aqui é para mostrar que as pessoas o apoiam, defendem. Durante a pandemia, muitas pessoas sofreram pelo lockdown e ele defendeu essas pessoas”, afirmou o parlamentar.

Bolsonaro participa, na noite desta sexta-feira (6), de um culto na igreja do pai do deputado federal, que fica no mesmo bairro.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...