Ouvindo...

ALMG realizará audiência para discutir reajuste de 5,8% para segurança pública

Deputados querem a presença dos secretários de Governo, Igor Eto, e de Planejamento, Luísa Barreto

Requerimento foi assinado por sete deputados estaduais

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (9), a realização de uma audiência pública com secretários do governo Zema, Igor Eto (Governo) e Luísa Barreto (Planejamento) para discutir a proposta de 5,8% de recomposição inflacionária para as forças de segurança no Estado.

O pedido é para que também estejam presentes o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e os comandantes da Polícia Militar, coronel Rodrigo Piassi, e do Corpo de Bombeiros, Erlon Botelho, além da chefe da Polícia Civil, a delegada Letícia Gamboge.

Apesar da aprovação da audiência pública, a data exata só será marcada na quinta-feira (11) após reunião entre os parlamentares estaduais e os sindicatos que representam as forças de segurança.

O requerimento da audiência pública foi assinado pelos deputados Sargento Rodrigues (PL), Delegada Sheila (PL), Delegado Christiano Xavier (PSD), Coronel Sandro (PL), Caporezzo (PL), Eduardo Azevedo (PSC) e Bruno Engler (PL).

Leia mais:
Governo de MG estuda aumento de 5,8% para servidores estaduais em 2023
Segurança pública vai pressionar governo Zema por reajuste maior
Entenda cálculo do piso salarial dos professores em MG

Na semana passada, a Itatiaia mostrou que há insatisfação entre os deputados e sindicatos que representam a categoria com os 5,8% de reajuste sinalizados pelo governo Zema durante uma reunião para discutir o tema.

A segurança pública pede 35,4% de recomposição relativa às perdas inflacionárias a partir de 2015, mas trabalha para, pelo menos, conseguir o mesmo percentual que será concedido aos professores neste ano, 12,84%. O índice é diferente porque o piso salarial da educação é definido por uma lei federal.