Ouvindo...

Vereadores aprovam a criação da ‘Semana do Nascituro’ em Belo Horizonte

Ideia, apresentada por Uner Augusto (PRTB), é que sete dias de outubro sejam usados, anualmente, para reconhecer entidades que ‘atuem contra o aborto’

Uner Augusto, ex-vereador de BH, é o autor do projeto

Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, nesta segunda-feira (24), projeto de lei que cria a “Semana do Nascituro” na cidade. A ideia é que os sete primeiros dias de outubro sejam usados, anualmente, para a promoção de atividades “em defesa da vida”.

O texto, que recebeu aval em turno único no plenário da Câmara Municipal, foi construído por Uner Augusto (PRTB), sem mandato desde a semana passada.

Na proposta, Uner defende, também, o “reconhecimento público” de entidades que “atuem contra o aborto”.

“É sabido que a Constituição Federal assegura como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil a dignidade da pessoa humana. Em seu artigo quinto, a Carta Magna apresenta a vida como direito inviolável, sendo vedadas quaisquer formas de tratamento distinto de pessoas. O ordenamento jurídico pátrio é cristalino ao considerar a vida do nascituro um bem a ser protegido. Por este motivo, nada mais justo do que dar ao nascituro a dignidade de uma semana no Calendário Municipal”, lê-se na justificativa do projeto.

A proposição de Uner Augusto foi aprovada na reunião que serviu para dar sinal verde ao projeto que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas belo-horizontinas.

PRTB sem representante na Câmara de BH

Uner Augusto deixou a Câmara de BH após a Justiça Eleitoral repassar a vaga que era do PRTB ao Pros — hoje incorporado ao Solidariedade.

Na vaga de Uner, entrou Cesar Gordin, eleito pelo Pros em 2020. A mudança aconteceu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificar fraude à cota de gênero na chapa montada pelo PRTB na última eleição municipal. O partido teria incluído, na lista de concorrentes, candidaturas femininas “laranjas”, apenas com o intuito de preencher o mínimo de 30% de mulheres.

Leia também
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.