O Ministério da Justiça autorizou, em portaria publicada nesta quarta-feira (28), o uso da Força Nacional de Segurança Pública na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, a Força Nacional poderá apoiar a Polícia Rodoviária Federal nas atividades de escoltas “em caráter episódico e planejado” entre 27 de dezembro e 2 de janeiro.
Veja mais:
A Força Nacional é um grupo coordenado pelo Ministério da Justiça e atua em situações de emergência e calamidades públicas. O contingente da Força é composto por policiais militares, bombeiros e policiais civis.
Os protestos que acontecem em Brasília desde a vitória de Lula na eleição são motivo de preocupação para agentes de segurança e para os coordenadores da equipe de transição do governo eleito.
Ameaça em Brasília
No sábado (24), a Polícia Civil do Distrito Federal
Com o suspeito, foi apreendido um arsenal com pelo menos duas espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas, centenas de munições e uniformes camuflados. No apartamento, foram encontradas outros explosivos.
De acordo com a polícia, o homem tinha registro como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador, mas o documento estava em situação irregular e por isso ele foi autuado por posse e porte ilegal de armas, munições e explosivos, além de ter sido processado por crime contra o estado democrático de direito.