Ouvindo...

Leilão da Ceasa Minas que estava marcado para dia 22 de dezembro é suspenso

Após pressão da bancada do PT, leilão foi desmarcado

Ceasa Minas tinha leilão previsto para 22 de dezembro, mas certame foi suspenso

O leilão da Ceasa Minas, que estava marcado para acontecer na próxima semana, no dia 22 de dezembro, foi adiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em comunicado relevante divulgado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (15), a Comissão Especial de Licitação do governo federal informou que o certame foi desmarcado e um novo cronograma será marcado no futuro.

Em novembro, após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o PT entrou com uma ação pedindo a anulação do edital. Dentre as justificativas apresentadas pelo PT, estão supostas irregularidades no processo de licitação.

Segundo a ação, o patrimônio imobiliário da Ceasa está subavaliado, enquanto a avaliação apresentada ao BNDES é R$ 169.230.000,00, o valor real dos imóveis seria de R$ 470.753.000,00, segundo laudo pericial que consta em processo no Ministério Público do Tribunal de Contas da União.

A ação é assinada pela presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, pela deputada estadual Beatriz Cerqueira, pela deputada estadual eleita Macaé Evaristo, pelo deputado federal Rogério Correia e por Gleide Andrade, membro da executiva nacional do partido.

O deputado Rogério Correia comemorou a decisão do BNDES de suspender o leilão. “A pressão popular e as ações judiciais fizeram efeito e o BNDES anunciou, agora há pouco, o adiamento do leilão da Ceasa Minas que estava previsto para a próxima semana. No comunicado, o banco pontuou a necessidade de aprovação das contas do exercício de 2021. A Ceasa Minas é uma estatal importantíssima e peça fundamental na promoção da segurança alimentar e da garantia do abastecimento alimentício da população a preços razoáveis, além de assegurar espaço para comercialização da produção local da agricultura familiar”, afirmou o deputado petista.

Os petistas tentaram também suspender o leilão da concessão do metrô de BH, mas o pedido foi negado pela Justiça e o certame continua marcado para dia 22 de dezembro.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.