Interpelado por jornalistas ao deixar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, na tarde desta quinta-feira (10), onde funciona o gabinete da equipe de transição, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou os
A Ibovespa, Bolsa de Valores de São Paulo, fechou o dia em queda de 4,46%, com perda de 5 mil pontos. O dólar comercial fechou a R$ 5,399, uma alta de 4,2%.
“O mercado fica nervoso à toa, nunca vi um mercado tão sensível quanto o nosso. É engraçado porque esse mercado não ficou nervoso com quatro anos do Bolsonaro”, criticou Lula ao fim de um dia de reuniões junto à equipe de transição.
A fala faz referência à reação do mercado financeiro a declarações do ex-presidente na manhã de hoje, que relativizou o teto de gastos e a estabilidade fiscal.
“Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país? Por que que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos? É preciso fazer superávits? É preciso fazer tetos de gasto? Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gasto não discutem a questão social do país?”, questionou Lula.
Na sequência, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou os nomes de mais 36 integrantes da equipe de transição do novo governo. Entre eles, está o ex-ministro da Fazenda,
Questionado por jornalistas durante uma entrevista coletiva, Alckmin defendeu as declarações do petista.
“Lula já foi Presidente da República, assumiu o governo com uma dívida sobre o PIB de 60% e, quando transferiu o governo, era menos de 40%. E teve resultado primário em todos os anos. Se alguém teve responsabilidade fiscal foi o governo Lula”, defendeu Alckmin, que coordena a equipe de transição.