Israel anuncia que Hamas devolveu restos mortais do último refém com o grupo

Esta é a primeira vez em 10 anos que não há nenhum refém sob posse do grupo na Faixa de Gaza

Israelenses acendem velas durante buscas por Ran Gvili

Ran Gvili, o último refém que estava em posse do Hamas, foi identificado pelo exército de Israel nesta segunda-feira (26). Esta é a primeira vez em 10 anos que nenhum refém israelense está sob posse do grupo na Faixa de Gaza. O corpo foi identificado por meio de impressões digitais e pela arcada dentária por forenses israelenses.

“Após o processo de identificação conduzido pelo Centro Nacional de Medicina Legal, em cooperação com a polícia israelense e o rabinato militar, representantes do exército informaram à família do refém Ran Gvili que seu ente querido havia sido formalmente identificado e repatriado para sepultamento”, afirmou um comunicado do órgão. “Assim, todos os reféns mantidos na Faixa de Gaza foram repatriados”, finalizou.

O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, disse que é “uma grande conquista” concluir a operação de busca pelo corpo de Ran Gvili. “Como prometi anteriormente, resgatamos todos os reféns. Esta é uma conquista extraordinária para o Estado e para os cidadãos de Israel, pois vocês nos deram todo o seu apoio para concluir a missão”, completou.

O exército do país realizava buscas em um cemitério do território como condição para a reabertura das fronteiras de Rafah, que divide Gaza do Egito. Existia uma grande pressão internacional para que houvesse a liberação do trânsito na região

O refém israelense estava sob posse do Hamas desde outubro de 2023. Gvili era um oficial da unidade de elite da polícia israelense e tinha 24 anos quando ocorreu o ataque que desencadeou o aumento das tensões no conflito entre Gaza e Israel.

Leia também

Reféns entregues à Israel

O Hamas devolveu os corpos dos 28 reféns capturados pelo grupo. Os restos mortais são repassados à Cruz Vermelha, que os entrega a Israel. Veja quem são eles:

(Sob supervisão de Maria Fernanda Ramos)

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...