Ran Gvili, o último refém que estava em posse do Hamas, foi identificado pelo exército de Israel nesta segunda-feira (26). Esta é a primeira vez em 10 anos que nenhum refém israelense está sob posse do grupo na Faixa de Gaza. O corpo foi identificado por meio de impressões digitais e pela arcada dentária por forenses israelenses.
“Após o processo de identificação conduzido pelo Centro Nacional de Medicina Legal, em cooperação com a polícia israelense e o rabinato militar, representantes do exército informaram à família do refém Ran Gvili que seu ente querido havia sido formalmente identificado e repatriado para sepultamento”, afirmou um comunicado do órgão. “Assim, todos os reféns mantidos na Faixa de Gaza foram repatriados”, finalizou.
O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, disse que é “uma grande conquista” concluir a operação de busca pelo corpo de Ran Gvili. “Como prometi anteriormente, resgatamos todos os reféns. Esta é uma conquista extraordinária para o Estado e para os cidadãos de Israel, pois vocês nos deram todo o seu apoio para concluir a missão”, completou.
O exército do país realizava buscas em um cemitério do território como condição para a reabertura das fronteiras de Rafah, que divide Gaza do Egito. Existia uma grande pressão internacional para que houvesse a liberação do trânsito na região
O refém israelense estava sob posse do Hamas desde outubro de 2023. Gvili era um oficial da unidade de elite da polícia israelense e tinha 24 anos quando ocorreu o ataque que desencadeou o aumento das tensões no conflito entre Gaza e Israel.
Reféns entregues à Israel
O Hamas devolveu os corpos dos 28 reféns capturados pelo grupo. Os restos mortais são repassados à Cruz Vermelha, que os entrega a Israel. Veja quem são eles:
Guy Iluz, de 26 anos, e Bipin Joshi, de 24, entregue no dia 13 de outubro, primeiro dia do acordo;Daniel Peretz, de 22 anos, e Yossi Sharabi, de 53 , devolvidos no dia 14 de outubro;Uriel Baruch, de 35, Tamir Nimrodi, de 18, e Eitan Levi, de 53 , devolvidos no dia 15 de outubro;Inbar Hayman, de 27 anos, e Muhammad Al-Atrash, de 39 , devolvidos no dia 16 de outubro;Eliyahu Margalit, de 75 anos , devolvido no dia 18 de outubro;- Ronen Tommy Engel, de 54 anos, e Suntata Akrasi, de 30, devolvidos no dia 19 de outubro;
- Tal Haimi, de 41 anos, devolvido no dia 21 de outubro;
- Tamir Iadar, 38 anos, e Aryeh Zalmanovich, de 85 anos, devolvidos no dia 22 de outubro.
Amiram Cooper, de 84 anos, e Sahar Baruch , de 25, devolvidos no dia 30 de outubro.Assaf Hamami, de 40 anos, Omer Maxim Neutra, de 21, e Oz Daniel, de 19 , devolvidos no dia 3 de novembro.Itay Chen, de 19 anos, devolvido no dia 4 de novembro.Joshua Loitu Mollel, de 21 anos , devolvido no dia 6 de novembro.Lior Rudaeff, de 61 anos , entregue no dia 8 de novembro.- Hadar Goldin, de 23, entregue no dia 9 de novembro.
Dror Or, de 48 anos, e Meny (Menachem) Godard , de 73, devolvidos nos dias 13 e 26 de novembro.- Sudthisak Rinthalak, de 42 anos, devolvido no dia 3 de dezembro
- Ran Gvili, de 24 anos, último corpo identificado pelo exército israelense
(Sob supervisão de Maria Fernanda Ramos)